"Receber o pão de cada dia".
Este ditado surgiu por volta de 3000 a. C. no Egito ,faz referência ao pagamento que o trabalhador rural recebia pelos seu serviços. O pagamento era de três pães e duas canecas de cerveja por dia.
"Pão e circo".
Na Roma antiga, o pão era objeto de desejo dos pobres, pois como estes não tinham fornos, o pão só era produzido nas casas aristocráticas no Império, por padeiros gregos. Á partir do século III, Roma começou a expandir seus domínios, e precisava ter domínio sobre a plebe faminta. A solução encontrada pelos imperadores para manter a ordem foi oferecer pão e lazer, com espetáculos ao ar livre a que chamavam de circo. Esta política ficou conhecida como "pão e circo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário