domingo, 19 de setembro de 2010

Outras padarias

No Brasil padaria é sinônimo de diversidade. Lugar onde tudo se encontra.
O chamariz é o pão, mas foi-se o tempo que a visita era só para comprar pão. Esses estabelecimentos se transformaram em verdadeiros centros gastronômicos, com serviços de refeições, buffets de sopas, pizzas, café colonial e outras opções e mais o café.
As padarias de Buenos Aires, muitas ainda conservam aquela classe antiga de que padaria vende pães. e ainda se dedicam aos pães artesanais, escolhidos um a um, por sua diversidade.
São verdadeiras butiques de pães, os mais variados e exóticos possíveis. São lugares apenas para comprar e degustar , se assim o desejar.
Bem, esta semana que começa hoje, será meu destino gastronômico.
Que Buenos Aires me aguarde de braços abertos ,como sempre.

sábado, 18 de setembro de 2010

Dieta Mediterrânea (DM)

O médico Carlo Cannella, nutrólogo, professor de Ciências da Alimentação da Universidade de Roma e presidente do Instituto nazionale di Ricerca per gli Alimenti, afirma que a DM evoluiu .

Agora ela não é mais considerada apenas um plano alimentar equilibrado. É ,antes, uma proposta de estilo de vida saudável que estimula a estar atento ao que se come, à necessidade de fazer exercícios e ao maior consumo de água, bem como à escolha consciente de produtos sazonais e regionais.

O convívio social também foi integrado ao esquema e todos esses elementos formam uma espécie de suporte da nova pirâmide alimentar. A prática de todas atitudes é que garante a boa saúde.

As estrelas do cardápio;Frutas e verduras, azeite extravirgem, vinho e cerveja, alho, peixes e crustáceos, batatas e pães.

Cannella diz: " Se seguirmos esses conselhos, podemos nos sentar à mesa com tranquilidade e ver na comida um amigo que nos ajuda a viver melhor."

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

É integral ou não?

Na última década os pães integrais invadiram as prateleiras do supermercados no Brasil.
Desde então o apelo pelos benefícios que os integrais oferecem à saúde é constante. Mas apesar disso não há lei que estabeleça que os rótulos informem quanto de farinha integral realmente contém no produto.
Existem rótulos que chegam a informar "100 %" integral, no entanto se sabe que há uma parcela do trigo refinado. Não se sabe quanto, aí está o problema.
Diante da ausência de parâmetros para o setor, o Ministério Público abriu inquérito para investigar a quantidade de ingredientes integrais nos pães industrializados.
O objetivo é fazer um acordo com as empresas para que divulguem, no mínimo, qual a quantidade de grãos integrais adicionadas ao produto.

Salve, salve meus pães caseirinhos feitos como devem ser, com os melhores produtos , nas quantidades ideais....ah, se é que os produtos que eu compro pensando serem bons, realmente são.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Brunch

Do inglês brunch é uma refeição que começa no café da manhã e termina no almoço.
Então a palavra brunch é a combinação de Breakfast mais lunch.
São receitas que variam do café com leite , grande variedade de pães, manteiga , patês e pratos mais elaborados, como salmão e outras maravilhas.
O brunch faz muito sucesso nos Estados Unidos. No Brasil temos visto mais em hotéis, principalmente em finais de semana. São mais caros que um desjejum porque oferecem mais variedades de comidas e bebidas , como vinhos e taças de espumante.
Para o cardápio vale quase tudo, o brunch é um café da manhã estendido. Portanto inclui tudo que sua imaginação alcançar. Só não convém pratos muito pesados.
O objetivo é beliscar. O brunch é para curtir amigos, sem preocupação . Pode e até deve ser servido em pé, mas obviamente, que se pode degustar confortavelmente sentado.A idéia é uma mesa farta e as pessoas se servirem livremente .
Na mesa também deve ter variedade de docinhos, frutas e chocolates, e o bom cafezinho e chás para finalizar.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Desjejum

Café com leite e pão com manteiga . Nada melhor do que este desjejum.

Não dá para imaginar o dia começando sem passar por este pequeno ritual matutino.

O café tem que ser quente, passado na hora, o leite fresco, o pão novinho com uma camada fininha de manteiga ou geleia . Pode acompanhar um copo de suco de laranja ou ainda um punhado de castanhas.
O ideal é que esta refeição seja feita de forma descansada, de preferência sentado frente á mesa
Essa primeira refeição que dá energia para nossas tarefas rotineiras, de certa forma define quem somos.
Para completar este momento e arrematar o desjejum, bom é tomar ainda um cafezinho, para contribuir com a energia para o despertar.

E aí, bom trabalho para você..

sábado, 11 de setembro de 2010

A valorização dos integrais

Na era medieval o pão branco era dedicado ao Clero e à Nobreza, ao povo cabia os pães pretos com cereais de menor valor comercial em relação ao trigo, como a cevada.
Hoje se inverteu este contexto.
Na busca por uma alimentação mais equilibrada, o homem descobriu o valor nutricional dos alimentos integrais.
Hoje estamos valorizando o pão integral.
No momento que há consumo, as empresas se adaptam rapidamente para cobrir essa demanda.
As farinhas integrais estão ganhando mercado e várias empresas já investem na fabricação das chamadas farinhas rústicas, resgatando assim uma moagem antiga, do século passado, ao aproveitar 100% do grão.
Muitos trocaram até o processo com cilindro para a moagem com pedra , tal a concorrência no mercado.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

E o pão vira comida

Aqui vai uma receita de Vatapá para o fim de semana, aproveitando nosso pão.

400g de pão dormido; 100g de bacalhau cozido e desfiado; 300g de cebola ralada; 200ml de azeite- de- dendê; 40g de camarões secos inteiros;100g de camarões secos moídos; 60g de castanha de caju moída; meia colher de chá de gengibre ralado; 60g de amendoím; 200ml de leite de coco; caldo de peixe; sal a gosto.
Preparo: molhe o pão com água, em seguida esprema bem e passe na peneira. Coloque o leite de coco na "pasta "formada pelo pão umedecido. Reserve este creme. Refogue a cebola e os camarões secos inteiros no azeite -de-dendê, acrescentando a castanha , o amendoím, os camarões secos moídos, o creme do pão, o caldo do peixe, o gengibre e o bacalhau. Coloque para cozinhar, mexendo sempre. Retire guando estiver com a consistência pastosa e soltando da panela.
(Esta receita é do livro "A culinária baiana no restaurante do Senac Pelourinho".)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"Regras da comida"

É o título do Best-Seller que foi lançado nos Estados Unidos,e que ainda não chegou no Brasil.
O autor, Michael Pollan, não é nutricionista, nem cientista, e sim Jornalista, mas tornou-se uma autoridade em alimentação pelos seus estudos e observações pelo mundo afora.
A polêmica que ele almeja introduzir nas rodas de estudiosos da alimentação humana, é justamente mostrar que a industrialização está pondo em perigo nosso poder de escolha dos alimentos. Segundo ele" comer está ficando complicado".
No livro ele dá 64 dicas ou regras de observações que temos que ter antes de comprar e comer algum alimento. Ele utiliza muito a sabedoria popular, ou aquela da vovó.
Ele recomenda ;"comer comida e fugir do que ele chama de substâncias comestíveis com aparência de comida".
Diz ele;"não coma nada que sua avó não reconheceria como comida".
Outra;" só coma alimentos que acabarão apodrecendo".
E essa;" não é comida se chega pela janela do carro".
Ainda; "pão muito branco mais rápido para o caixão".
Que tal essa; "não é comida se tem o mesmo nome em todos os lugares".

E por aí vai, e para terminar,uma última dica do autor;" coma todas as besteiras que quizer, desde que você mesma as prepare". Ele faz uma referência as batatas fritas, primeiro compre, depois descasque, corte em tiras, coloque o óleo (a quantidade já vai assustar você),depois frite-as e coma.
Uma observação, esse livro eu só tomei conhecimento dele há pouco, mas tenho uma colega que já fala disso há muito mais tempo, se bem me lembro quando um dia eu lhe presenteei com um pão caseiro ,ela alí já observou que era um pão de "verdade" e que eu estava resgatando uma época em que os alimentos eram preparados em casa.
Valeu Jelena.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"Comida de verdade"

Tenho uma colega, a Jelena, que volta e meia, questiona alguns tipos de alimentos como se eles não fossem verdadeiros. Diz ela que já está difícil para uma criança se alimentar com comida de verdade.
Se explica , tendo em vista que quase todos os alimentos estão industrializados hoje em dia , desde o leite até a sopinha, fora as massinhas e os sucos. As comidas duram meses nas embalagens, e depois de abertas mais um bom tempo no refrigerador. Os conservantes potentes, recheados de sal, para dar conta dessa longa validade. O aroma e o sabor dos alimentos, todos artificialmente produzidos.As verduras e as frutas há muito já entraram nessa engrenagem.
Mesmo que as mães tivessem tempo para preparar a comida das crianças, elas ainda assim continuariam sendo reféns dos alimentos que estão à disposição nos supermercados.
Acho, que minha colega tem razão, está difícil encontrar uma comida de verdade.
Vou pensar nisso enquanto faço um pão caseiro de verdade, ou pelo jeito, quase de verdade.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A história conta...e eu aprendo

No mundo clássico, na Grécia, o pão era um dos maiores símbolos de cultura, ao lado do vinho e do azeite de oliva. Em grego, comedor de pão significa homem, fazendo da comida a grande marca da civilização. Aqueles que não comiam pão, nem vinho e azeite, eram identificados pelos gregos como selvagem e bárbaros. Os romanos também tinham o pão como comida símbolo, com o mesmo sentido de civilidade. Em tempo de guerra os centuriões romanos comiam cerca de um kilo de pão por dia ,era uma dieta para dar sustentabilidade.
Mais tarde já na Idade Média a carne substitui o pão.Essa era a nova marca do guerreiro,mais próximo do caçador do que do agricultor.
Ao longo da história vão se agregando à alimentação, frutas, legumes, e outros, dando o perfil a nossa hoje dieta alimentar.O fato é tem lugar para todos os alimentos na nossa mesa , a escolha dos melhores é que é pessoal.
As dietas de emagrecimento fizeram com que o pão, o arroz, o feijão, as gorduras, e outros, se tornassem vilões desses regimes. Hoje, conscientemente, com informações científicas,sabemos que todos os alimentos tem sua importãncia, desde que saibamos harmonizar e equilibrar seu consumo.
Hoje eu tenho consciência de que o corpo necessita,basicamente, para ter boa saúde e disposição, de cereais, de óleos vegetais , de peixes magros , legumes e frutas.
Para beber, nada melhor que a àgua, depois chás e café.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pão sovado

Ainda consigo uma receita do pão sovado que eu comia na casa da minha VóMaria.
O pão sovado ,para o café da tarde, vinha de uma padaria próxima, na José do Patrocínio, e era maravilhoso. Confesso que nunca mais comi esse pão em nenhum lugar.
Era um pão de meio kilo, vinha embrulhado em papel com as bordas enroscadas.Era macio , clarinho por fora e branquinho por dentro. Minha vó me conquistava com esse pão, ela sabia que eu iria correndo tomar o café da tarde com ela.
Esse pão ficou na minha memória infantil como uma das boas lembranças.

domingo, 5 de setembro de 2010

Fornos


Os primeiros fornos públicos foram criados pelos gregos, bem como as primeiras associações de padeiros, estabelecendo regras e regulamentos para o trabalho noturno dos fornos.

Os romanos conservaram a noção de forno público e, na época de Augusto, a capital italiana contava com mais 400 fornos.

A queda do Império Romano, as numerosas invasões bárbaras , as violências e os saques provocaram a diminuição das culturas, pelo que o consumo do pão se reduziu consideravelmente no regime alimentar das classes mais pobres. Foi então substituído por uma alimentação mais pesada, capaz de dar uma sensação de saciedade, nomeamdo as sopas e as papas compostas por outros alimentos .

Durante a Idade Média, os moinhos e os fornos, que na época dos romanos pertenciam ao Estado e eram portanto públicos, passaram a ser, depois do desmoramento do Império e da fragmentação dos territórios, propriedade exclusiva dos senhores feudais.

Com o surgimento das comunas livres na Itália, a retoma econômica e cultural em geral, assim como a expansão do comércio em toda a Europa, a figura do padeiro ressurgiu , bem como os fornos , e as corporações artesanais afirmaram-se.

sábado, 4 de setembro de 2010

Pão e os significados simbólicos

Ao pão são atribuidos numerosos significados simbólicos e místicos.
A história da fé e do pão tiveram uma evolução paralela.
O Antigo Testamento confirma historicamente a difusão da produção de farinha e a importância do pão para os povos do Médio Oriente. No entanto também se evoca a dureza do trabalho no campo, apresentando o pão como o fruto do esforço do homem:.".comerás o teu pão com o suor do teu rosto... até que voltes `a terra pois foi dela que saíste..."
As origens do pão perdem-se na memória da história da humanidade e a invenção da escrita é posterior.
É na religião católica que os seus valores tem mais peso.
A hóstia é considerada como o pão e a eucaristia representa a encarnação da figura de Cristo.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O pão de Neruda




"Pão,com farinha,
água e fogo cresces.
Espesso e leve,
estendido e redondo,
lembras o ventre da mãe,
germinação terrestre do equinócio.
Pão,
que fácil e profundo és:
no tabuleiro da padaria,
estendes-te , alinhado
como utensílios, pratos
ou papéis,
e de repente,
a vaga da vida,
a junção do germe
e do fogo,
e cresces, cresces
subitamente
com cintura, boca, seios,
colina de terra,vida,
o calor aumenta, a plenitude
e o vento da fecundidade inundam-te
e então
a tua cor de ouro fixa-se,
e guando os teus pequenos ventres são fecundados
a cicatriz morena
deixou a sua queimadura
sobre os teus hemisférios dourados.
Agora, intacto, és o trabalho do homem,
milagre renovado,
vontade da vida...."

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O popular Hipócrates

O pão é o alimento mais conhecido no mundo inteiro.
É importante sublinhar que o pão está voltando a nossa mesa reabilitado.
As ideias falsas e preconcebidas de que o pão engordava fizeram com que o consumo tenha vindo a diminuir até chegar estatisticamente a 200gr. por pessoa. A falta de informações nutricionais sobre os carboidratos foram em grande parte responsáveis por esse equívoco.
Hoje, a pirâmide alimentar como fonte primordial , o acesso às informações sobre a saúde, o exercício físico como prática habitual, colocaram acertadamente os carboidratos como fonte de energia, fornecendo 50% das calorias necessárias a uma dieta equilibrada e assim abandonando definitivamente o papel equivocado de vilão das dietas.
Aos que apesar de tudo ainda não acreditam e recusam o pão, este alimento essencial ,respondemos com Hipócrates: "O que faz engordar é o consumo excessivo de um alimento e a ingestão de uma quantidade de calorias superior às necessidades diárias de um indivíduo".
E aí , vai depender de cada um, é só reciocinar.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Embalagem


Um dos momentos preciosos dos pães caseiros é o da embalagem.
Já pronto o pão, descansado e esfriado na grelha,chega o momento de embalar para o seu destino, filhos e amigos.
Geralmente faço de dois a três pães na mesma manhã. Preparo as etiquetas com as devidas informações, tipo ;"branco orgânico, com gergelin, a data e etc".
Já frio o pão, envolvo em filme aderente,e depois coloco em um saco de plástico ou papel com a etiqueta adesiva fechando a embalagem.
Aí, aguardo ,carinhosamente, o momento da entrega.
A partir daí, é tudo com eles.

Oi, eu gostaria de saber se estava bom/.