domingo, 8 de maio de 2011

Um pão para Paula

Neste momento , a máquina de fazer pães , à mil, com um pão orgânico especial sendo assado junto com o meu carinho, para a querida Paulinha .


Só faço pães com farinha sem agrotóxicos, agua , grãos, sementes e temperos orgânicos . Aboli totalmente o sal, o açúcar , e qualquer tipo de gordura.


Enquanto aguardo o preparo do pão , hoje domingo, dia das Mães, aproveito e tomo um mate, ouço músicas que adoro, leio um poema, escrevo no blog e faço tudo o mais que eu conseguir fazer. As vezes , numa simples manhã, coloco o mundo todo no meu Bistrô . Sei bem me acompanhar com coisas que me agradam, por isso não existe solidão para mim.


Vindo da rua, ouço o apito do afiador de facas. Meu bairro ainda mantém aspectos primitivos. As pessoas curtem a praça central do bairro, usam as quadras de tênis e jogam bocha aos domingos. Obviamente que já temos também violência e roubos, como toda a cidade.


Pronto, o pão está assado, vou levar para a Paula.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Super Clóvis


Nem todos tem a sorte de ter um Clóvis por perto quando se trata de "socorro" em informática.

Mas também Clóvis se manifesta em outras áreas como colega maravilhoso que é.Sempre disponível para todos, sorridente logo se apressa quando é chamado, e olha que é chamado por todos os lados, o tempo todo. Mas lá está ele sempre prestativo.

Clóvis encanta e honra onde se faz presente.

Na figura maravilhosa do Clóvis, que representa tão bem o local em que trabalho, estendo um abraço a todos meus colegas, queridos e maravilhosos também, desejando um feliz Natal e um Ano Novo muuiiito bom.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pães para o Natal

Estou aqui pensando nos pães que preciso fazer para brindar alguns amigos no Natal.

Gosto muito dos pães simples, branquinhos e só agua e sal. Mas sei que os ideais são com farinhas integrais beneficiados com grãos e sementes variadas.

Esses são os que eu presenteio.

São tantos, haja tempo.


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bolinhos de chuva


Segunda-feira com chuva, nada melhor do que na mesa do café da tarde, além de pães e um bom café, seja servido também bolinhos de chuva.

Aqui uma receita bem simples e boa.

550 gr de farinha de trigo
2 ovos
1 pct de fermento
1 colher de óleo
pitada de sal
5 colheres de açúcar
leite para dar consistência
canela e açúcar para polvilhar

Misture tudo e vá acrescentando o leite, a massa deve ficar quase líquida.
Utilizando uma colher com a massa vá fritando em óleo.
Escorra em papel toalha e passe cada bolinho em canela e açúcar.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Petit Gateau


Ontem arrisquei fazer um Petit Gateau , modalidade de bolo sempre descartada por mim.
Ficou perfeito. Depois de pronto e já morno cortei em quadradinhos , fiz uma embalagem bem bonita e levei para o meu neto Fernando que me disse que adora.
Nunca havia feito, até porque nunca tive intenção em fazer bolos de chocolate gordurosos e enjoativos.
Tive que degustar para aprovar ou não, e admito que ficou muito bom. Fica pelo espírito natalino.
Hoje voltarei para os meus pães orgânicos, saudáveis e permitidos.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

La Fiorentina


Ontem `a noite teve a inauguração, no bairro Tristeza, da pizzeria La Fiorentina, foi um sucesso, tinha até tapete vermelho para recepcionar os convidados.
Os pratos adotaram nomes de personalidades representativas do Estado, e o melhor, elas estavam lá. Eram artistas, escritores, esportistas e nós, é claro.
As bandejas , com mini pizzas passavam sendo anunciadas pelo nome, ou seja , de um dos homenageados.
Enquanto conversávamos, Beto, Dorinha, Chris, Telê e tantos amigos, saboreávamos as pizzas, " Marta Medeiros"," Paulo Odone", "Ingrid Liberato", "Diane Santos, "Fernando Carvalho" e outras, eram " tantos" e tantas , não deu para provar todas.

Outro dia com mais vagar provarei outras.

Valeu, parabéns.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ferro e ácido fólico

Por determinação do governo, desde 2002, toda farinha comercializada no Brasil recebe doses extras de ferro e ácido fólico.
O ferro ajuda o organismo a sintetizar a hemoglobina, uma proteína que carrega o oxigênio nos glóbulos vermelhos no sangue.
O ácido fólico é uma vitamina que faz parte do complexo B é é fundamental para evitar malformações fetais.
Portanto todo os alimentos preparados com estes produtos são mais saudáveis, já nascem enriquecidos