Fermentar é fazer crescer uma massa pelo uso material químico e / ou biológico que produza gás carbodióxido (CO2),que é um agente expansor presente na quase totalidade das produções de confeitaria e panificação.Como o ar, o carbodióxido expande quando aquecido.No caso da massa de pão, quando o fermento se metaboliza na mistura, o carbodióxido fará a massa crescer.
Pode-se fazer a massa fermentadora com farinha e leite, farinha e água, farinha e cebola, farinha e chá, farinha e cerveja,milho fresco, entre outros.Deixe a massa por uns dias para coletar e desenvolver cultura de bactérias.
O fermento comercial tem a fermentação mais ativa e menos ácida.
O fermento instantâneo seco é similar ao ativo seco, a diferença entre eles é que o ativo seco é elaborado por grânulos maiores, o que o torna passível de ser dissolvido em água antes de ser adicionado á mistura. Por outro lado, o uso do fermento instantâneo permite que esse tipo de fermento seja adicionado á massa em qualquer momento do processo de mistura, mesmo guando a massa já está desenvolvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário