terça-feira, 31 de agosto de 2010

Origem de ditados

"Receber o pão de cada dia".

Este ditado surgiu por volta de 3000 a. C. no Egito ,faz referência ao pagamento que o trabalhador rural recebia pelos seu serviços. O pagamento era de três pães e duas canecas de cerveja por dia.

"Pão e circo".

Na Roma antiga, o pão era objeto de desejo dos pobres, pois como estes não tinham fornos, o pão só era produzido nas casas aristocráticas no Império, por padeiros gregos. Á partir do século III, Roma começou a expandir seus domínios, e precisava ter domínio sobre a plebe faminta. A solução encontrada pelos imperadores para manter a ordem foi oferecer pão e lazer, com espetáculos ao ar livre a que chamavam de circo. Esta política ficou conhecida como "pão e circo".

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Primeiros livros no Brasil


Livro em geral era artigo de luxo no século XIX aqui no Brasil.
Foi somente em 1808 com a instalação da Imprensa Régia por D. João VI, que os livros começam a ser impressos no Brasil, inclusive os de culinária.
O primeiro livro de cozinha escrito e publicado no Brasil é o "O Cozinheiro Imperial", datado de 1840. O estilo segue os moldes portugueses, com muitas receitas tradicionais lusas e de influência francesa, mas o importante é que já dava ênfase para a nossa cozinha tradicional.
Foi tanto o sucesso deste livro que foi reeditado várias vezes com atualizações.
Este livro se tornou um marco entre os livros de culinária brasileiro.
Décadas mais tarde surge o "Dicionário do Doceiro Brasileiro" de Antônio José de Souza Rego.
Outro importante livro é o "Cozinheiro Nacional", por volta de 1890, sobre o autor, cogita-se o nome Paulo Salles.
Após este período os livros começam a ter mais facilidade de edição tendo em vista a grande procura por eles.

domingo, 29 de agosto de 2010

Normas do azeite de oliva


Na União Européia, desde 2003 estão em vigor novas normas de comercialização do azeite de oliva, editadas com o objetivo de uniformizar os procedimentos usados pelos olivicultores e exportadores de todos os países-membros. No que diz respeito `rotulagem, tais normas determinam que:
O termo azeite de oliva extra virgem, somente pode ser usada no caso de azeite de oliva de categoria superior e de baixíssima acidez, obtido diretamente das azeitonas por meio de processos mecânicos;
O termo azeite de oliva virgem, seja usado somente para azeites de oliva obtidos diretamente de azeitonas por meio de processos mecânicos;
Seja usada a designação azeite de oliva, sem qualquer outra qualificação, para os azeites provenientes de uma mistura composta exclusivamente por azeites de oliva que passaram por processo de refinação e azeites obtidos diretamente de azeitonas.
A designação óleo de bagaço de oliva ( vedada a palavra azeite) seja usada para o produto que consistir na mistura do óleo refinado obtido do bagaço da azeitona, depois da extração do azeite de oliva, com azeites obtidos diretamente das azeitonas, não sendo permitido usá-las se também houver na mistura óleos de outra procedência.
A expressão primeira extração a frio, somente pode ser usada quando o azeite virgem ou extra virgem tiver sido obtido a menos de 27ºC, da primeira prensagem, hidráulica ou manual, de pasta de azeitonas resultante da moagem tradicional ( com mós de pedra) à qual não foi adicionada água;
A expressão primeira extração seja usada quando o azeite foi obtido da primeira prensagem com adição de água fervente à pasta de azeitonas, para aumentar-lhe o rendimento.
As qualidades organolépticas só podem aparecer no rótulo no caso do azeite extra virgem e virgem, sendo obrigatório utilizar os termos das normas oficiais a respeito.
O nível de acidez somente pode figurar no rótulo se for acompanhado do teor de peróxidos e ceras e dos dados espectrofotométricos, visto que o teor de acidez, por si só, não garante ao consumidor a qualidade do produto.
A designação de origem nacional somente pode ser usada guando o azeite for proveniente de azeitonas do próprio país indicado.O mesmo vale para as regiões do país.
O rótulo pode,ainda, indicar se o azeite é filtrado ou não, bem como informar a data de fabricação.
Sempre verificar a data de fabricação, que deve sempre ser consumido nos primeiros doze meses, já que o produto não melhora com o tempo, podendo inclusive deteriorar com o tempo.
Ontem,eu, Paula e Carlos Fernando, estivemos no Mercado Público, na banca 38 ,onde comprei um azeite espanhol,extra virgem com 0,3 de acidez, marca Pata Negra.
Muito bom, já em casa , saboreamos sem pressa o azeite , regado em pedacinhos de pães caseiros.
É muito bom ir ao Mercado Público num sábado à tarde. Adorei este programa.

sábado, 28 de agosto de 2010

Média

"Seu garçom faça o favor
de me trazer depressa
Uma boa média que não seja requentada
um pão bem quente com manteiga à beça,
um guardanapo,um copo dágua bem gelado
Fecha a porta da direita
com muito cuidado
Que eu não estou disposto
A ficar exposto ao sol
Pergunte ao freguês do lado
Qual foi o resultado do futebol..."

E por aí vai esta magnifíca letra de um samba do Noel Rosa, onde descreve um pedido de um café da manhã ,em uma padaria ou cafeteria.
Entre os muitos e diferentes rituais do café da manhã, certamente um é a síntese do hábito urbano brasileiro, è a média, uma composição de café-com-leite e pão lambuzado de manteiga.Se servido no boteco ou padaria, pode-se escolher um pão saído na hora, quentinho. O café e o leite serão servidos no copo de vidro ou então em grossa xícara de louça branca.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Especiarias preciosas


As quatro grandes especiarias, no século XV, eram a pimenta-do-reino, cravo, canela e noz moscada.Essas tinham as mais altas cotações no mercado.Eram moedas de trocas, dotes, heranças, reservas de capital , divisas de um reino.Pagavam serviços, dívidas, acordos e obrigações religiosas.Hoje estes temperos quase banais e corriqueiros para nós valiam e tinham um imenso valor.
Sem esses temperos a comida apodrecia, as carnes não resistiam à estocagem de inverno,guando o gado era abatido para não sucumbir no inverno,guando as pragas e mofo se multiplicavam. O mais poderoso conservante era uma mistura de sal, vinagre, grãos de cominho, coentro e pimenta.O cravo, a canela e o gengibre também compunham fórmulas de conservação.As propriedades picantes dos temperos protegiam os alimentos e disfarçavam os sabores "azedos" guando começavam a se deteriorar.
Se já era uma preciosidade, foi se tornando a especiaria mais cara atualmente.
Hoje esses temperos fazem parte na nossa gastronomia repleta de novidades. O nosso pão também se beneficia desses temperos para dar-lhe mais sabor e originalidade.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A composição da farinha

O amido é o principal elemento da farinha. No estado natural, ele se encontra dentro do endosperma. A farinha é o endosperma em forma de pó, cujos grânulos podem variar de tamanho ,entre 11 e 41 milésimos de milímetros de diâmetro. O amido não é solúvel nem em água fria, nem em álcool. Mas se for adicionado à água aquecida entre 55ºC e 70º C, seus grãos irão se romper e passarão a ser solúveis, e nessa faixa de temperatura esses pequenos grãos se aglutinam, formando uma espécie de gel. Os grãos de amido intactos podem absorver a metade de seu peso na água, enquanto aqueles danificados podem absorver o dobro do seu peso.
O glútem é composto por 80% de proteínas, 7% de lipídios, 5% de carboidratos e 8% de água. O glúten não é encontrado diretamente no grão de trigo. No seu estado natural, dentro do endosperma do grão, são encontradas duas proteínas, a gliadina e a glutenina,as quais, dep de entrarem em contato com a água e sofrerem ação mecânica por amassamento, combinam-se, formando assim o glúten.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O pão dos outros

O pão é o elemento principal de nossa dieta desde há milhares de anos e quase todos os países possuem um tipo especial de pão conhecido: os franceses tem as baguettes, os mexicanos, as tortillas, os italianos , o focaccia, os alemães, o pão de centeio, os americanos , o pão de milho, os habitantes do Punjab, os naans, e assim por diante.
Apesar do pão de forma, fatiado, já ter entrado no cenário Ocidental,globalizando a forma e o sabor, ainda existem países que valorizam muito a instituição do pão artesanal.Na França o fabrico do pão ainda é tratado com reverência.
O pão é tão versátil que pode se constituir na principal refeição.Alimento de valor nutritivo, o pão fornece proteína, cálcio, ferro, tianina ( vitamina B1) e niacina.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pão árabe ou pão pitta

Esse pão é redondo, plano, apesar de ser feito com fermento. É um pão tradicional da cozinha do Oriente Médio e do Mediterrâneo. Para os ocidentais, é o pão que, na Arábia Saudita, se chama Khubz. Sua história remonta à Antiguidade, quando os pães eram achatados e feitos sem fermento, não necessitando de utensílios e nem de forno para sua cocção. O pão pitta foi levado para o sul da Itália, onde influenciou a origem da pizza, a qual, apesar dos diferentes adereços e queijos, continua essenialmente um pão achatado.
Receita:
1- Fazer uma coroa com a farinha(1 kg) e colocar o fermento (0,030 kg) ,bem separado do sal(0,025 kg). Despejar toda a agua (0,600 kg) no centro.
2- Unir os ingredientes com um raspador de plástico.
3- Sovar a massa.
4- Verter o azeite de oliva (0,040 kg) sobre a massa.
5- Incorporar o azeite na massa pressionando com os dedos.
6- Continuar amassando até que a temperatura da massa fique entre 24ºC e 27ºC.
7- Bolear e colocar num recipiente levemente enfarinhado, cobrir com filme plástico e deixar crescer até que duplique de tamanho.
8-Retirar a massa do recipiente e colocar sobre a mesa, cortar em pedaços de 80gr cada.Fazer bolinhas.Cobrir com pano e deixar descansar por 15 minutos.
9-Abrir cada bolinha com um rolo, formando um disco.
10- Passar os discos para o forno aquecido a 230ºC.
11-Esperar que o pão fique inflado para ser retirado do forno.
Dica: ao retirar do forno os pães, colocá-los dentro de uma cesta de vime e cobrir com um pano limpo para que mantenham a umidade

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Panificação em alta

A panificação está entre os maiores segmentos da indústria brasileira. Dados da Abip revelam que milhares de pequenas e microempresas espalhadas por todo o país geram cerca de 700 mil empregos diretos e 1,5 milhão de empregos indiretos e que, no ano passado, o setor de panificação brasileiro registrou crescimento de 12,61%.

domingo, 22 de agosto de 2010

Adoçantes artificiais

Esses adoçantes são essencialmente isentos de caloria energética, amplamente utilizados em dietas hipocalóricas, mas com uso restrito na culinária. Se comparados à sacarose, adoçam, mas na panificação produziriam deficiências na caramelização de crostas, no amaciamento da massa e nas propriedades de retenção de umidade.A sacarina e o aspartame talvez sejam os mais conhecidos no mercado.A sacarina suporta calor de maneira estável(permite cocção) e seu poder de adoçar é duzentas a trezentas vezes maior do que a sacarose ou o açúcar comum. Foi descoberta acidentalmente no século XIX. A estévia é uma pequena planta nativa do Brasil e do Paraguai, sendo cerca de trinta vezes mais doce que o açúcar doméstico, e seu extrato, até trezentas vezes.A estévia não é adoçante artificial, é sim adoçante não calórico, e embora seja mais doce que o açúcar não é considerado como açúcar.
Os produtos fermentados com estévia não caramelizam, apresentando-se opacos e com mudanças essenciais de textura, sabor e aparência no produto final. Assim , a estévia pode ser utilizada na fabricação de massas apenas como adoçante, uma vez que, a altas temperaturas, não perde seu poder adocicante, como a maioria dos adoçantes artificiais.

sábado, 21 de agosto de 2010

Principais fontes de açúcar

O primeiro adoçante conhecido pela humanidade foi o mel.O mundo ocidental conheceu o açúcar no século IX, com as conquistas ibéricas.O açúcar do mundo contemporâneo é encontrado facilmente,apresenta-se de várias formas e com multiplicidade de recursos. O açúcar de mesa, de uso comum, é conhecido como sacarose, e prevém da cana-de-açúcar ou da beterraba. Outras formas de açucar são a dextrose, (uva e milho),a frutose ou levulose (frutas), a lactose (leite) e a maltose (malte).
Todos os tipos de açúcar encontrados no mercado foram processados de alguma maneira. O açúcar branco contém açúcar purificado, apenas sacarose pura. Não contém conservantes ou aditivos de qualquer espécie.O que varia são os tamanhos dos grânulos ou cristais aos quais a sacarose é reduzida. Quanto menores os cristais, mais rápida a dissolução do açúcar na mistura.O açúcar marrom ou mascavo difere do açúcar por ser preparado com adição do melado O açúcar demerara, popular na Europa é o açúcar mascavo claro e com cristais grandes, levemente grudentos.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Prepare o bolso em setembro

Preços de pães e massas disparam com efeito russo.
O Presidente do Sindicato da Industria do Trigo no Estado, Gerson Pretto, estima que, em breve, o preço da farinha deve alcançar alta de 20%. Como a farinha tem o maior peso no custo de massa e pães, esses produtos devem ter aumentos proporcionais ao peso da matéria-prima em sua fabricação.O Brasil depende entre 50% e 70% da importação, conforme o desempenho da colheita nacional.Então esse poderá ser o 1º aumento de uma série até o final do ano.O motivo desse aumento deve-se á seca e incêndios na Rússia provocando redução na oferta mundial de trigo e forçando a alta nas cotações.Agora é aguardar a colheita nacional.

Um francês bem brasileiro


Sabe aquele perfume impagável de pão francês saindo do forno? E se ele pudesse tomar conta de sua casa sempre que você quisesse ?
Aqui uma receita fácil.
Ingredientes:500 gr farinha de trigo, 10 gr de sal, 10 gr açúcar, 10 gr gordura, 40 gr fermento, 300 ml de água.
Numa superfície plana e lisa colocar a farinha, o sal e o açúcar. Adicionar a gordura e aos pucos acrescentar a água. Sovar bastante. A massa deve ficar mole. Acrescentar o fermento esfarelado. Sovar a massa até que fique lisa e então esticar. Descansar até dobrar o volume. Separar pedaços de 50 gr de massa e enrolar. Colocar com a dobra para baixo em uma forma untada. Descansar até dobrar o volume. Quando tiver dobrado de tamanho, fazer um corte com faca na parte de cima. Levar para assar em forno a 200 ºC até dourar. Sensacional.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Máquina de fazer pão



Se gostas de comer um pão quentinho feito na hora, e na hora escolhida por ti, adquira uma máquina de fazer pão. Não entenderás como viveu até aqui sem ela.A satisfação que dá o crescimento do pão só é comparável com a emoção de servir àquele que amamos.
Aqui algumas dicas de preparo.
A confecção do pão é uma ciência exata, as medidas dos ingredientes precisam ser nas proporções certas. É importante que a ordem dos ingredientes seja respeitada.
O fermento não pode entrar em contato com a agua, por isso respeite as instruções do uso.
Os ingredientes quando estiveram sendo mexidos pela máquina devem, ao final, depois de unidos ,parecer uma bola elástica. Portanto ao longo desse módulo, é possível administrar colocando um pouco de água ou farinha para dar a consistência perfeita. Se algum dos ingredientes se colou em algum dos lados do recipiente, descole com uma espátula de borracha, rapidamente.
Se quiseres programar a máquina é preferível não utilizar ingredientes frescos, como ovos , leite , natas e outros úmidos,pois podem azedar.
Depois do segundo pão, vira uma rotina maravilhosa e dominarás a máquina. Após, a criatividade entra em ação e tudo é possível em matéria de receitas especiais, até dispensar a máquina e passar a fazer os pães à mão.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sanduíches

Consagrados na nossa gastronomia, os sanduíches feitos de pão francês, generosos em tamanho e quantidade, adquirem todas as combinações que nossa criatividade consegue alcançar. Pão com queijo, com mortadela, com carne assada, com presunto, com legumes com salsicha, pão à metro etc, esses e tantos outros,mas todos feito com nosso adorado pão do dia a dia. Existem também os sanduíches abertos, que acompanham saladas, frituras e molhos.

domingo, 15 de agosto de 2010

Aproveitamento do pão

O aproveitamento do pão duro,como principal ingrediente,gera uma gastronomia muito especial. Exemplos de pratos à base de pão ; pudim de pão, vatapá, rabanadas, farinha de rosca (farinha de pão)para o bife à milanesa. O pão muitas vêzes serve como utencílio culinário, fazendo as vêzes de uma panela onde se servem cremes de legumes e outros. O pão depois de perder o frescor poderá ser transformado em gostosa torrada para acompanhar uma xícara de chá, ou em torradinhas para as sopas. O aproveitamento do pão duro fica à disposição da criatividade gastronômica de cada um. Mas o fato é que do pão nunca se perde nada.

sábado, 14 de agosto de 2010

Harmonia dos ingredientes

Cada elemento tem uma função importante na massa do pão.
Farinha: o trigo é a principal fonte de farinha para o pão. A farinha branca, feita apenas da amêndoa do grão, e a farinha integral que utiliza 100% do grão.
Fermento: são leveduras que transformam os açúcares da farinha em gás carbônico e em álcool, dando tenacidade e volume à massa.
Água: é o elemento que desencadeia o processo de fermentação ao entrar em contato com o fermento e a farinha.
Sal: melhora a qualidade plástica da massa, aumenta sua conservação pela retenção de líquidos, regulariza a fermentação e favorece a cor e o sabor.
Gordura: garante uma massa uniforme.
Açúcar: além de adoçar, garante tonalidade dourada à casca e maciez à sua textura.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Esfriamento do pão


Ao sair do forno, o pão estará saturado de vapor, e necessita um tempo para evaporar. Por este motivo, deixe o pão esfriar até cerca de 25 a 30 ºC antes de fatiá-lo e embalá-lo. Ponha os pães sobre grades vazadas para que atinja a temperatura ambiente.
Pães magros são melhores se consumidos no próprio dia, pois envelhecem em poucas horas. Os pães que se conservam por mais tempo são aqueles elaborados com ingredientes enriquecedores, que conferem à massa certa umidade, como leite, óleo de oliva, ovos ou manteiga. Esses pães tendem a durar mais quando acondicionados em sacos de papel e conservados em temperaturas ambiente.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fermentos



Fermentar é fazer crescer uma massa pelo uso material químico e / ou biológico que produza gás carbodióxido (CO2),que é um agente expansor presente na quase totalidade das produções de confeitaria e panificação.Como o ar, o carbodióxido expande quando aquecido.No caso da massa de pão, quando o fermento se metaboliza na mistura, o carbodióxido fará a massa crescer.
Pode-se fazer a massa fermentadora com farinha e leite, farinha e água, farinha e cebola, farinha e chá, farinha e cerveja,milho fresco, entre outros.Deixe a massa por uns dias para coletar e desenvolver cultura de bactérias.
O fermento comercial tem a fermentação mais ativa e menos ácida.
O fermento instantâneo seco é similar ao ativo seco, a diferença entre eles é que o ativo seco é elaborado por grânulos maiores, o que o torna passível de ser dissolvido em água antes de ser adicionado á mistura. Por outro lado, o uso do fermento instantâneo permite que esse tipo de fermento seja adicionado á massa em qualquer momento do processo de mistura, mesmo guando a massa já está desenvolvida.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Água na massa do pão


A água é ingrediente básico, hidrata a farinha e umidifica os grânulos de amido e proteínas.A água cria o ambiente úmido apropriado e inicia o processo de fermentação. è na presença da água que o glúten é formado. A água atua como agente solvente ou dispersante para o sal, o fermento e o açúcar. A água permite ao amido gelatinar durante a cocção. É responsável pela consistência final da massa. Propicia o meio em que o fermento pode metabolizar açúcares para formar carbodióxido. Permite a difusão equilibrada de nutrientes na massa.
As impurezas da água afetam as propriedades da massa. A água ideal para elaboração de massas fermentadas é de dureza média, com um pH neutro ou levemente ácido. A ideal para a panificação é a de média dureza, abaixo de 7,0 pH.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mão na massa



O ato de fazer pão une conhecimento, tradição, inspiração e amor.
É muito pessoal a relação com a massa. Exige paciência e tempo. Exige cuidados e resignação. A mistura dos ingredientes, o crescimento da massa, o assar e o servir é ancestral, o homem repete este ritual desde o início da civilização. O pão e o homem cresceram juntos. Fazer o pão, é relembrar e contar a história todos os dias.Quando se tira o pão do forno é sempre um momento de celebração .
O pão hoje vai para o meu querido filho César ( meu Gordinho) com muito amor no dia do seu aniversário.

domingo, 8 de agosto de 2010

Padaria em casa



"Vocês já ouviram o pão cantar ?
O canto do pão acontece no momento mágico e único em que ele sai do forno.
A casca dourada e pelando de quente parece querer estourar de tão esticada.
Ela se dilata, crepita e ,em alguns segundos, se estilhaça toda,
como se fosse de cristal.
Quando tirar seus pães quentinhos do forno,
ouça o barulhinho incandescente .
É o canto alegríssimo do pão saindo do forno."

Esta descrição do pão saindo do forno, não é uma verdadeira poesia? Mas não é, simplesmente porque assim não quis o autor , trata-se de um trecho do livro , Olivier Anquier- segredos e receitas.
Aos 20 anos , Olivier saiu da França e veio para o Brasil. Primeiro como turista, depois ficou como mestre em gastronomia e contribuiu para enriquecer o mundo dos pães no Brasil. Viva Olivier.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pão-Paz


Da nossa poetisa Cora Coralina,
Pão -Paz

"O pão chega pela manhã em nossa casa
Traz um resto de madrugada
Cheiro de forno aquecido, de lêvedo e de lenha queimada
Traz as mãos rudes do trabalhador e a Paz dos campos cheios
Vem numa veste pobre de papel. Porque não o receber
Numa toalha de linho puro e com as mãos juntas
Em prece e gratidão.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O pão faz bem à saúde


Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Complutense de Madri, Espanha, comprovou que o pão é um alimento completo e, mais que isto, não engorda. Em sua composição encontram-se amido, proteína, vitamina B1 e B2, cálcio, ferro, fósforo e niacina, entre outros nutrientes. De acordo com a pesquisa , o pão alimenta e sua quantidade de gordura saturada é muito pequena. Cem gramas de pão branco equivalem apenas a uns 10% do total de calorias recomendadas por dia para um adulto.
O estudo revela também que um grama de gordura contém 9 kcal, enquanto um grama de carboidratos, composição essencial do pão, tem apenas 3,75 Kcal. Fora isto os carboidratos produzem uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa demore mais tempo para voltar a sentir fome.Outro vilão da saúde, que durante anos esteve associado ao consumo do pão, é o bromato de potássio,agente oxidante que reage com a proteína do trigo. O bromato de potássio era utilizado para aumentar o rendimento da massa.Segundo a OMS, o bromato provoca a destruição das vitaminas do complexo B e dificulta a recuperação de pacientes com doenças crônico-degenerativas. Em 2001, a Lei Federal nº10273 proibiu o emprego do bromato em qualquer quantidade nos produtos de panificação.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Farinhas

O trigo é a principal fonte das farinhas para pão, podendo ser encontradas no mercado dois tipos de farinhas: a farinha branca, feita da amêndoa dos grãos, e a farinha integral, que utiliza 100% do grão, dando origem a uma farinha mais escura e rica em vitaminas e ácidos graxos poliinsaturados, essenciais para estímulo da capacidade corporal e intelectual , e para a proteção das células.
Há ainda farinhas resultantes de outros grãos, como o centeio, a cevada, o milho e a aveia, podendo ser usadas sozinhas ou em combinações com a farinha de trigo na produção de pães de diferentes texturas e sabores.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pão Judaico

Challah, pronuncía-se "raláh" é o tradicional pão judaico, de massa enriquecida por ovos e manteiga. Em hebráico significa "oferenda" e remete ao ano 280 a.C., guando uma porção do pão do Shabat era dado aos sacerdotes do templo. O ato do challah consistia em queimar uma parte da massa como oferenda antes de o restante do pão ser assado. O challah é tradicionalmente servido nas noites (antes do pôr- do- sol) das sextas-feiras para o jantar de Shabat, e também durante as festas judaicas. O pão é servido no início das refeições, e cada pessoa o quebra com as mãos e serve-se de um pedaço. Os pães são geralmente trançados com sete cilindros, um para cada dia da semana.Os ingredientes são :farinha,fermento fresco, àgua gelada, sal,açúcar, óleo, gemas, e açafrão.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Padarias no Brasil


Hoje em todo o Brasil existem 52 mil estabelecimentos que se dedicam à fabricação artesanal e comercialização de pães, mercado esse que movimenta 20 bilhões de reais em faturamento ao ano,segundo dados da ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação).
A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera como ideal um consumo médio de 60 kg por pessoa ao ano. No Brasil o consumo sofre variações regionais, no Sul e Sudeste o consumo é de cerca de 35 Kg. por pessoa ao ano. No Nordeste cái para 10 Kg, onde predomina o beiju, o cuscuz e o polvilho doce.

domingo, 1 de agosto de 2010

Sal no Brasil

Em matéria da revista semanal Época, de 26 de julho, sobre o sal, dá conta que o brasileiro está consumindo por dia 12 gramas .A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo inferior a 5 gramas de sal por dia- equivalente a uma colher de chá ou a 5 azeitonas.O sal está por toda parte e em alimentos que nem suspeitamos,e foi incorporado à nossa alimentação faz tempo, tais como: em salgados (caldo de carne, macarrão instantâneo,hambúrguer bovina sals icha,mortadela,)em doces (leite com minerais, bolo industrializado, biscoito maisena, refrigerante zero caloria, achocolatado em pó) .Segundo a professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP, Marise Pollonio, é difícil retirar o sal dos alimentos porque só ele exerce várias funções essenciais. Em conservas, o sal dá sabor e conserva. Na panificação, ajuda na fermentação e também dá sabor.Em molhos de tomate, que é úmido e ácido, o sódio é importante para a conservação.Encontrar um substituto ideal para o cloreto de sódio é um desafio da indústria de alimentos.