sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Especiarias preciosas


As quatro grandes especiarias, no século XV, eram a pimenta-do-reino, cravo, canela e noz moscada.Essas tinham as mais altas cotações no mercado.Eram moedas de trocas, dotes, heranças, reservas de capital , divisas de um reino.Pagavam serviços, dívidas, acordos e obrigações religiosas.Hoje estes temperos quase banais e corriqueiros para nós valiam e tinham um imenso valor.
Sem esses temperos a comida apodrecia, as carnes não resistiam à estocagem de inverno,guando o gado era abatido para não sucumbir no inverno,guando as pragas e mofo se multiplicavam. O mais poderoso conservante era uma mistura de sal, vinagre, grãos de cominho, coentro e pimenta.O cravo, a canela e o gengibre também compunham fórmulas de conservação.As propriedades picantes dos temperos protegiam os alimentos e disfarçavam os sabores "azedos" guando começavam a se deteriorar.
Se já era uma preciosidade, foi se tornando a especiaria mais cara atualmente.
Hoje esses temperos fazem parte na nossa gastronomia repleta de novidades. O nosso pão também se beneficia desses temperos para dar-lhe mais sabor e originalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário