sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Super Clóvis


Nem todos tem a sorte de ter um Clóvis por perto quando se trata de "socorro" em informática.

Mas também Clóvis se manifesta em outras áreas como colega maravilhoso que é.Sempre disponível para todos, sorridente logo se apressa quando é chamado, e olha que é chamado por todos os lados, o tempo todo. Mas lá está ele sempre prestativo.

Clóvis encanta e honra onde se faz presente.

Na figura maravilhosa do Clóvis, que representa tão bem o local em que trabalho, estendo um abraço a todos meus colegas, queridos e maravilhosos também, desejando um feliz Natal e um Ano Novo muuiiito bom.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pães para o Natal

Estou aqui pensando nos pães que preciso fazer para brindar alguns amigos no Natal.

Gosto muito dos pães simples, branquinhos e só agua e sal. Mas sei que os ideais são com farinhas integrais beneficiados com grãos e sementes variadas.

Esses são os que eu presenteio.

São tantos, haja tempo.


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bolinhos de chuva


Segunda-feira com chuva, nada melhor do que na mesa do café da tarde, além de pães e um bom café, seja servido também bolinhos de chuva.

Aqui uma receita bem simples e boa.

550 gr de farinha de trigo
2 ovos
1 pct de fermento
1 colher de óleo
pitada de sal
5 colheres de açúcar
leite para dar consistência
canela e açúcar para polvilhar

Misture tudo e vá acrescentando o leite, a massa deve ficar quase líquida.
Utilizando uma colher com a massa vá fritando em óleo.
Escorra em papel toalha e passe cada bolinho em canela e açúcar.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Petit Gateau


Ontem arrisquei fazer um Petit Gateau , modalidade de bolo sempre descartada por mim.
Ficou perfeito. Depois de pronto e já morno cortei em quadradinhos , fiz uma embalagem bem bonita e levei para o meu neto Fernando que me disse que adora.
Nunca havia feito, até porque nunca tive intenção em fazer bolos de chocolate gordurosos e enjoativos.
Tive que degustar para aprovar ou não, e admito que ficou muito bom. Fica pelo espírito natalino.
Hoje voltarei para os meus pães orgânicos, saudáveis e permitidos.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

La Fiorentina


Ontem `a noite teve a inauguração, no bairro Tristeza, da pizzeria La Fiorentina, foi um sucesso, tinha até tapete vermelho para recepcionar os convidados.
Os pratos adotaram nomes de personalidades representativas do Estado, e o melhor, elas estavam lá. Eram artistas, escritores, esportistas e nós, é claro.
As bandejas , com mini pizzas passavam sendo anunciadas pelo nome, ou seja , de um dos homenageados.
Enquanto conversávamos, Beto, Dorinha, Chris, Telê e tantos amigos, saboreávamos as pizzas, " Marta Medeiros"," Paulo Odone", "Ingrid Liberato", "Diane Santos, "Fernando Carvalho" e outras, eram " tantos" e tantas , não deu para provar todas.

Outro dia com mais vagar provarei outras.

Valeu, parabéns.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ferro e ácido fólico

Por determinação do governo, desde 2002, toda farinha comercializada no Brasil recebe doses extras de ferro e ácido fólico.
O ferro ajuda o organismo a sintetizar a hemoglobina, uma proteína que carrega o oxigênio nos glóbulos vermelhos no sangue.
O ácido fólico é uma vitamina que faz parte do complexo B é é fundamental para evitar malformações fetais.
Portanto todo os alimentos preparados com estes produtos são mais saudáveis, já nascem enriquecidos

domingo, 5 de dezembro de 2010

Na Santa Ceia o pão era integral

Fora a fé que é um dogma,( se tem ou não, não há questionamentos), todos os quadros pintados pelos maiores artistas da história retratam a Santa Ceia de Cristo apenas servindo pão e vinho.

Obviamente que deviam também se alimentar de frutas e carnes, mas o símbolo de alimento sagrado, no caso representando a carne de Cristo, foi , é , e sempre será o Pão.
O trigo tem a mesma idade da civilização , ele nasceu com o homem e somente através dele sucumbirá.
Os primeiros pães eram, obviamente, 100% integrais.
Aos poucos o homem foi refinando o grão do trigo até que chegou quase a um pó branco, se vangloriando dessa proeza através da tecnologia. Esse trigo é denominado Tipo 1 , ou seja ,com selo de qualidade.
Hoje, a ciência , através da medicina nutricional, reconhece o valor nutricional dos integrais e condena , sob o ponto de vista da saúde, todos os refinados.
Começa então uma guerra saudável nos corredores do mercado e nos rótulos dos cereais, informando a existência de integrais naquele produto, muito embora não informem a quantidade ou o percentual por quilo.
Para obter benefício o ideal é que cada fatia de pão contenha dois grãos de fibras.
O ideal é ter no pão de 50% a 85% de grãos integrais como aveia, trigo, linho, centeio e linhaça.
Admirando hoje (2010)os grandes mestres que pintaram `a óleo em telas ou à fresco em paredes , obras gigantes como a Santa Ceia de Cristo, posso observar o quanto estavam atuaisl (nàquela época) em suas representações proféticas do pão integral sobre à mesa , (simbolicamente como a carne de Cristo) como presente e sabedoria para a posteridade .

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pãezinhos do Bistrô

Enquanto leio os jornais do dia comodamente sentada,mas já servida do meu café especial adquirido em londrina, no Paraná, já estou me organizando para o sábado, dia de dedicação mais acentuada á culinária no meu bistrô.

Usarei uma receita deliciosa de pãezinhos que sirvo acompanhados de um café de ótima qualidade ou se alguem chegar e desejar uma taça de vinho também é uma boa pedida .

Pãezinhos com tomates secos

100gr de margarina derretida
225 gr de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1 saquinho de fermento seco
3 col de sopa de leite morno
2 ovos batidos
50gr de tomates secos picados

Misture todos os ingredientes menos os tomates.
Deixe a massa descansar e crescer até dobrar de tamanho.
Amasse 3 minutos e junte os tomates sempre polvilhando pois os tomates são gordurosos.
Divida a massa em 8 bolas e coloque no tabuleiro e deixe crescer por 30 minutos.
Pincele os pães com leite e leve ao forno previamente aquecido.
O tempo de duração deve ser mais ou menos de 10 a 15 minutos.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Caminho de volta, enfim no Bistrô/


Viajei, é bom sair, mas é muito bom voltar.
A viajem serviu para refletir sobre a viabilidade de reformar minha cozinha. Queria um espaço mais padaria, mais cafeteria, menos cozinha, ou seja um Bistrô. Um lugar encantador, adaptado para fazer meus pães, perfeito para minha cafeteria e mágico para as refeições.Mas também um local para ler os livros de receitas e os jornais do dia. Um espaço adorável , é difícil me afastar dele.
Amanhã eu conto mais.