Esse pão é redondo, plano, apesar de ser feito com fermento. É um pão tradicional da cozinha do Oriente Médio e do Mediterrâneo. Para os ocidentais, é o pão que, na Arábia Saudita, se chama Khubz. Sua história remonta à Antiguidade, quando os pães eram achatados e feitos sem fermento, não necessitando de utensílios e nem de forno para sua cocção. O pão pitta foi levado para o sul da Itália, onde influenciou a origem da pizza, a qual, apesar dos diferentes adereços e queijos, continua essenialmente um pão achatado.
Receita:
1- Fazer uma coroa com a farinha(1 kg) e colocar o fermento (0,030 kg) ,bem separado do sal(0,025 kg). Despejar toda a agua (0,600 kg) no centro.
2- Unir os ingredientes com um raspador de plástico.
3- Sovar a massa.
4- Verter o azeite de oliva (0,040 kg) sobre a massa.
5- Incorporar o azeite na massa pressionando com os dedos.
6- Continuar amassando até que a temperatura da massa fique entre 24ºC e 27ºC.
7- Bolear e colocar num recipiente levemente enfarinhado, cobrir com filme plástico e deixar crescer até que duplique de tamanho.
8-Retirar a massa do recipiente e colocar sobre a mesa, cortar em pedaços de 80gr cada.Fazer bolinhas.Cobrir com pano e deixar descansar por 15 minutos.
9-Abrir cada bolinha com um rolo, formando um disco.
10- Passar os discos para o forno aquecido a 230ºC.
11-Esperar que o pão fique inflado para ser retirado do forno.
Dica: ao retirar do forno os pães, colocá-los dentro de uma cesta de vime e cobrir com um pano limpo para que mantenham a umidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário