A história do pão é quase a história da humanidade.Muitos estudos partem da premissa de que os primeiros pães foram elaborados no período neolítico, onde hoje está a Suiça, cerca de 8 mil anos atrás.O local foi submerso ,mas os arqueólogos em estudos colheram uma gama extraordinária do modo como viviam aquelas pessoas. Um dos indícios é que eles já assavam pães.
A partir do século XVI, através das descobertas e da colonização de novos horizontes pelos navegadores europeus uma das mais extraordinárias revoluções estava a ponto de transformar a humanidade. Uma revolução alimentar.Ao transportar pelo mundo mudas de café e o intercâmbio iniciado com a busca às Índias e a descoberta do continente americano, mudaria radicalmente o mapa alimentar e econômico da humanidade.Segundo o sociólogo e antropólogo Gilberto Freire, o Brasil conheceu o verdadeiro pão apenas no século XIX. No Brasil colonial o que se usava era o Biju de tapioca como refeição matinal ou almoço, para o jantar era a farofa de mandioca e o pirão escaldado- a massa de farinha de mandioca feita no caldo de peixe ou de carne.
Nenhum comentário:
Postar um comentário