É uma das boas alternativas para preparar a massa do pão, que ganha excelente textura e sabor. Uma das vantagens de usar azeite em lugar de outra gordura é que parte da gordura necessária na receita pode ser eliminada ,tornando o alimento mais saudável.Como o azeite tem um nível de antioxidantes bem mais alto do que a manteiga, por exemplo, essa substituição tem duas grandes vantagens: torna o alimento mais saudável e permite que seja conservado por mais tempo.Por suportar altas temperaturas sem degradar-se o azeite também pode ser usado em frituras, seguido do óleo de amendoim, que também é bastante estável.Os especialistas chamam de "ponto de fumaça" à temperatura em que o óleo começa a queimar e as gorduras começam a se decompor, formando compostos tóxicos. Veja os mais comuns:
óleo de girassol- menos de 130 ºC,óleo de soja-130 ºC,óleo de milho-160 ºC, ´0leo de amendoim- 180 ºC, azeite de oliva extra virgem 210 ºC, manteiga 260 ºC, banha mais de 260 ºC.
Fonte( Azeite ,de autoria de Luciano Percussi ,editora SENAC- 3ª edição
Nenhum comentário:
Postar um comentário