Em sua longa trajetória, o pão como o conhecemos hoje, surgiu às margens do Nilo. Antes da grande civilização do Egito, todos os outros povos do mundo antigo alimentavam-se de papa de cereais( sorgo, cevada, aveia,centeio e até mesmo trigo), misturados a água, cozidos sobre carvão vegetal.
Acidentalmente ou não, os egípcios foram muito além ao deixar que a levedura da farinha molhada entrasse em processo de fermentaçao e, aparentemente deteriorada, desse origem ao pão, o alimento que seria a razão daquela economia e até hoje o alimento comum da humanidade. Surgia assim a fermentação.Paralelamente eles também descobriram a cerveja que ao lado do pão, passaria a ser a moeda de todo o sistema econômico. O Egito pode ser traduzido como a primeira grande empresa de economia agrária que o mundo conheceu.Um trabalhador rural do Egito antigo recebia como salário três pães e duas canecas de cerveja por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário