O primeiro adoçante conhecido pela humanidade foi o mel. Outros adoçantes do mundo antigo incluem tâmaras, figos, grãos e suco de uva. A história do açúcar nos remete ao tempo das cruzadas, foi nesse momento que os europeus provaram o açúcar pela primeira vez.A cana- de- açúcar , acredita-se que teve origem na Nova Guiné entre 15000 e 8000 a.C., depois se espalhou para o norte, na Índia e depois na Pércia (hoje Irã) e a oeste nas ilhas do pacífico. O mundo ocidental conheceu o açúcar no século IX, com as conquistas Ibéricas. Colombo, em uma de suas viagens teria trazido mudas de cana- de- açúcar das ilhas Canárias para ,hoje, República Dominicana e República do Haiti. Nessa época o açúcar era caro e raro e se apresentava em blocos escuros e duros, que eram depois triturados até a consistência desejada.Em 1520 o comércio era intenso no México , se espalhando rapidamente por toda a América do Sul. Em 1600 já se constituía em uma indústria lucrativa.
O açúcar não é considerado ingrediente essencial na elaboração da massa do pão.A farinha já contém uma quantidade de açúcar natural e algum amido que também é convertido em açúcar durante o processo de fermentação. No entanto quando juntado à massa ele pode ter função importante .O açúcar além de adoçar, ajuda na coloração da crosta, melhora a textura do miolo, ajuda a reter umidade e ainda complementa o valor nutricional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário