No mundo clássico, na Grécia, o pão era um dos maiores símbolos de cultura, ao lado do vinho e do azeite de oliva. Em grego, comedor de pão significa homem, fazendo da comida a grande marca da civilização. Aqueles que não comiam pão, nem vinho e azeite, eram identificados pelos gregos como selvagem e bárbaros. Os romanos também tinham o pão como comida símbolo, com o mesmo sentido de civilidade. Em tempo de guerra os centuriões romanos comiam cerca de um kilo de pão por dia ,era uma dieta para dar sustentabilidade.
Mais tarde já na Idade Média a carne substitui o pão.Essa era a nova marca do guerreiro,mais próximo do caçador do que do agricultor.
Ao longo da história vão se agregando à alimentação, frutas, legumes, e outros, dando o perfil a nossa hoje dieta alimentar.O fato é tem lugar para todos os alimentos na nossa mesa , a escolha dos melhores é que é pessoal.
As dietas de emagrecimento fizeram com que o pão, o arroz, o feijão, as gorduras, e outros, se tornassem vilões desses regimes. Hoje, conscientemente, com informações científicas,sabemos que todos os alimentos tem sua importãncia, desde que saibamos harmonizar e equilibrar seu consumo.
Hoje eu tenho consciência de que o corpo necessita,basicamente, para ter boa saúde e disposição, de cereais, de óleos vegetais , de peixes magros , legumes e frutas.
Para beber, nada melhor que a àgua, depois chás e café.
Nenhum comentário:
Postar um comentário