Obviamente que deviam também se alimentar de frutas e carnes, mas o símbolo de alimento sagrado, no caso representando a carne de Cristo, foi , é , e sempre será o Pão.
O trigo tem a mesma idade da civilização , ele nasceu com o homem e somente através dele sucumbirá.
Os primeiros pães eram, obviamente, 100% integrais.
Aos poucos o homem foi refinando o grão do trigo até que chegou quase a um pó branco, se vangloriando dessa proeza através da tecnologia. Esse trigo é denominado Tipo 1 , ou seja ,com selo de qualidade.
Hoje, a ciência , através da medicina nutricional, reconhece o valor nutricional dos integrais e condena , sob o ponto de vista da saúde, todos os refinados.
Começa então uma guerra saudável nos corredores do mercado e nos rótulos dos cereais, informando a existência de integrais naquele produto, muito embora não informem a quantidade ou o percentual por quilo.
Para obter benefício o ideal é que cada fatia de pão contenha dois grãos de fibras.
O ideal é ter no pão de 50% a 85% de grãos integrais como aveia, trigo, linho, centeio e linhaça.
Admirando hoje (2010)os grandes mestres que pintaram `a óleo em telas ou à fresco em paredes , obras gigantes como a Santa Ceia de Cristo, posso observar o quanto estavam atuaisl (nàquela época) em suas representações proféticas do pão integral sobre à mesa , (simbolicamente como a carne de Cristo) como presente e sabedoria para a posteridade .
Nenhum comentário:
Postar um comentário